MDB quer Garibaldi para Federal e Walter para vice-governador

O ex-governador aparece liderando a maioria das pesquisas para o Senado, contudo, ele já iniciou a caminhada visando a outra Casa Legislativa em Brasília

Garibaldi Alves Filho, ex-senador e ex-governador do RN
Garibaldi Alves Filho, ex-senador e ex-governador do RN – Foto: Frankie Marcone/NOVO

O ex-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (MDB), já começou a pavimentar o caminho rumo às eleições de 2022. O nome dele tem sido, constantemente, o mais citado nas pesquisas de intenção de votos quando o cenário envolve a vaga no Senado Federal, que hoje é ocupada por Jean Paul (PT). Apesar dos bons números, ele pode acabar indo parar em um destino um pouco diferente: a Câmara dos Deputados.

Esse é o desejo do MDB no caso de uma aliança com o PT, partido que atualmente detém a próxima cadeira de Senador do RN a ser substituída. A informação foi passada ao NOVO Notícias por meio de uma fonte muito próxima ao ex-senador, que garante que a sigla comandada no Estado pelo deputado Walter Alves tem definidos alguns objetivos para 2022: fazer Walter o vice-governador do Estado e eleger Garibaldi Alves como deputado federal. A possível aliança se desenha há alguns meses, e as negociações parecem arrastadas, mas têm o aval de importantes figuras no jogo político e devem mesmo terminar com uma parceria para 2022.

Apesar da indecisão, Garibaldi já começou a fazer um trabalho de olho no pleito de outubro próximo. Mesmo que o martelo ainda não tenha sido batido, Gari já olha para o futuro tentando observar a possibilidade dessa aliança sair do papel, e por isso, o caminho para Brasília deve levá-lo a um destino diferente do Senado Federal, casa que ele presidiu entre os anos de 2007 e 2009. O apoio do MDB ao projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra deve render ao bacuraus a volta ao poder executivo estadual, com Walter Alves completando a chapa majoritária ao lado de Fátima. O espaço deixado por ele na Câmara vai ficar à disposição de Garibaldi, que mesmo com o nome muito bem cotado para o cargo que já ocupou, concorrerá à Câmara, abrindo espaço para outros partidos se aproximarem do bloco governista buscando o apoio ao Senado.

O ex-governador tem caminhado e visitado aliados no interior do Rio Grande do Norte, iniciando pela cidade da Grande Natal, Parnamirim, e contando inclusive com agenda para os próximos dias. Já nesta terça-feira (28), está prevista uma visita de Garibaldi à cidade de São Paulo do Potengi, onde, historicamente, ele sempre recebeu boas votações.

Oficialmente, a visita deve ser para prestigiar o lançamento de um livro de Dom Jaime Vieira, arcebispo da Arquidiocese de Natal, sobre a vida de Monsenhor Expedito (1916-2000), ex-pároco local que foi um dos grandes amigos de Garibaldi. Contudo, durante a visita, alguns encontros com lideranças locais, como o prefeito Pacelli Souto (MDB), devem acontecer.

Esse compromisso deve fechar a agenda de Garibaldi em 2021. Mas o experiente bacurau não para por aí, e já tem voos programados para janeiro. O ex-governador deixará o ninho e vai em busca dos seus aliados no interior do Estado, na tentativa de garantir que a caminhada em 2022 será vitoriosa. Afonso Bezerra e Parelhas já estão no cronograma de viagens de Garibaldi Filho, segundo conta uma fonte próxima ao ex-senador contou ao NOVO Notícias. Ele ressalta também que ainda não há definição quanto ao cargo que Garibaldi disputará, mas garante que a caminhada já começou e ele está disposto a reaver um lugar na capital federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *