Jane Fonda é presa ao participar de protesto em Washington, nos EUA

Do UOL, em São Paulo 11/10/2019 15h18

A atriz Jane Fonda foi uma das 16 pessoas presas na tarde de hoje durante um protesto na frente do Capitólio, prédio governamental em Washington, capital federal dos EUA. As informações são do The Hollywood Reporter.

Jane FondaImagem: Emma McIntyre/Getty Images

Fonda, vencedora de dois Oscar, estava protestando ao lado do grupo Oil Change International, exigindo mudanças nas políticas norte-americanas de preservação do meio-ambiente.

Vídeo postado no Twitter pelo jornalista Mike Valerio, da emissora local WUSA9, mostra a atriz se afastando do local algemada, escoltada por policiais.

A porta-voz do Capitólio disse que os participantes do protesto de hoje foram detidos “sob acusações de aglomeração, obstrução e importunação”.

Ontem, em seu site oficial, a atriz prometeu protestar todas as semanas no Capitólio até que o governo tome atitudes. “Eu estarei no Capitólio todas as sextas-feiras, faça chuva ou faça sol”, escreveu.

Fonda, que completa 82 anos em dezembro, ainda se disse “inspirada e encorajada pelo incrível movimento [contra o aquecimento global e as mudanças climáticas] criado pela nossa juventude”.

Jane Fonda em foto tirada na ocasião em que foi presa, em 1970 - Reprodução
Jane Fonda em foto tirada na ocasião em que foi presa, em 1970

Fonda na cadeia

A atriz nova-iorquina, que atualmente estrela a série Grace and Frankie, tem um histórico de ativismo. Em novembro de 1970, ela foi presa em um aeroporto de Cleveland, nos EUA, enquanto voltava de protestos anti-Guerra do Vietnã.

A acusação contra Fonda na época foi de tráfico de drogas, mas testes nas pílulas encontradas em sua mala comprovaram que elas eram apenas vitaminas. Na época, Fonda disse que os policiais que a prenderam disseram estar agindo “sob ordens da Casa Branca de Richard Nixon”.

A foto de Fonda na cadeia, com o punho erguido, se tornou uma das imagens mais conhecidas e reproduzidas de sua vida pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *